Boa tarde leitores da Aline, este é meu primeiro artigo e escolhi este tema por considera-lo relevante mesmo diante de tantas opções mais divertidas e mentalmente saudáveis.
Porém, para que possamos curtir tudo o que este mundão nos proporciona, em segurança e sem sobressaltos, vamos primeiro cuidar de nossa privacidade.
Temos a nossa disposição tecnologias sem fim de smartphones, notebooks, tablets e outros gadgets que nos conectam a um mundo virtualmente infinito. Por preços acessíveis temos ao nosso alcance, dispositivos poderosíssimos, que em questão de segundos nos põe em contato com diversas ferramentas de inter relacionamento, digital, virtual e real. Logo, essa interconexão nada mais é que uma realidade.
Em sendo uma realidade ao alcance de todos, é desnecessário afirmar que não temos o menor controle sobre quem são o que fazem, o que querem e nem muito menos como são nossos interlocutores, esteja ele a 5 cm ou 5000 Km de distância. Estes mesmos dispositivos permitem que do outro lado da tela quem o usa mantenha-se em anonimato, independente de quem ele diga que seja.

Como tudo o que queremos é expandir nosso círculo de relacionamentos, via de regra, através de contatos que se iniciam no mundo virtual, uma série de cuidados se mostra importante, até mesmo pra prevenir delírios paranóicos, que geralmente sobrevém após incidentes traumáticos.
Partimos do pressuposto que somos seres de boa-fé, ok? Não temos más-intenções ou desvios de personalidade graves que comprometam nossa vida em sociedade. Logo tudo deveria fluir naturalmente…..Só que não!
Nós seres humanos por natureza somos incompletos e diferentes. As vezes somos muito parecidos, no entanto sempre restará uma diferença, que no fundo, pode ser muito importante.
Quando tratamos de sexo e atividades afins, mexemos com pontos profundos de nossa mente e de nossa alma. E alguns recantos estão escondidos, e pouco explorados. E quando aquela avalanche de sensações vem pra fora, acabamos revelando partes de nossa personalidade que nem mesmo nós conhecemos.

robar-banco-02

E o que isso tem a ver com a segurança?
Tem a ver quando nós olhamos para os outros como se eles fossem pensar e agir como nós. Isso é um erro básico em termos de segurança.
Devemos sempre pensar naquilo que queremos proteger, que não queremos expor e que caso viessem a público poderiam nos causar danos, em especial os irreparáveis.
De posse destas informações (lembre-se: até mesmo o óbvio precisa ser dito), precisamos saber quais portas abrir, quais fechar, a quem permitir ter acesso e quando.
Hoje, redes sociais são empresas de tecnologia que adquirem outras tecnologias. E a estas empresas interessa um maior grau de interação. Aconteceu recentemente com o Facebook e o Whatsapp. Quando a primeira comprou a segunda, os dados de ambas passaram a ser integrados, ou seja, a partir do numero de telefone usado pra cadastrar o Whatsapp, o Facebook começou a sugerir amizades….Oras, tudo aquilo que o usuário de redes sociais swinguers era permanecer anônimo em redes como o Facebook
Não vou aqui me ater a sugerir medidas de controle de acesso, até porque as redes sociais fornecem tutorias de como fazer isso porém, é fundamental reforçar que você tem a sua disposição as ferramentas pra estabelecer o sigilo necessário a manutenção da sua privacidade.
NÃO DELEGUE ISSO A NINGUÉM QUE NÃO SEJA DA SUA ABSOLUTA CONFIANÇA E NÃO ADIE UM SEGUNDO A ADOÇÃO DAS MEDIDAS ADEQUADAS PRA VOCÊ.
Além disso, quando editar as fotos, procure eliminar além do rosto (de todos!), os traços que podem levar ao reconhecimento destas mesmas pessoas e do ambiente onde vocês estão. Tatuagens, sinais, móveis, carros, etc…podem fazer com que uma imagem disponível pra o deleite de admiradores sirva como instrumento de difamação de pessoas que não entendem dos seus desejos íntimos.
Por fim, aquilo que é sigilo pra você, pode ser frescura pra outro; e vice-versa. Jamais desdenhe do valor do sigilo de alguém e nem permita que façam isso com o seu. E não subestime o impacto que a divulgação da sua intimidade pode ter sobre o restante da sua vida.

Ghost Writer !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s